terça-feira, 14 de maio de 2013

Antonio Skármeta diz que falta energia criativa no país



Nos países latino-americanos a falta de incentivo à cultura e criatividade tem retirado escritores em potencial de seus países, forçando todos eles a irem para outros países para conseguirem seguir com essa vida. As pessoas que não se adaptam as lógicas economicistas impostas ficam de fora do jogo, diz Skármeta.
Antonio Skármeta é um escritor chileno de 72 anos. Já escreveu textos que viraram filmes famosos como: O Carteiro Poeta e No. Ele irá participar de debates entre 15 e 18 de maio.
Para ele, existe bons escritores jovens em todos os países, o problema é que para ter um grande reconhecimento nessa área só acontece quando suas obras são publicadas por grandes editoras espanholas ou de outros lugares. Isso acontece nos países de linha espanhola e acontece até mesmo no Brasil.
Na sua opinião: "O país é democrático, não a Constituição, que dá mais poder à direita. Por isso os processos de renovação e de aprofundamento da democracia são muito lentos". Mudanças essas que ajudariam na questão da literatura dos países latino-americanos.

|Guilherme Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário