terça-feira, 14 de maio de 2013

O Garoto de Bellevue.

Resumo: O Segredo de Joe Gould

O Garoto Bellevue



O livro “O Segredo de Joe Gould” foi uma obra feita pelo escritor e jornalista Joseph Mitchell e publicado na The New Yorker. Livro que conta a historia de Joseph Ferdinand Gould, um homem que nasceu em 12 de setembro de 1889, em Nerwood, Massachusettes.
A história narrada por Mitchell, contava que Gould era baixinho, tinha 1.62 metros de altura, e pesava pouco mais de 40 quilos, um homem que tinha a voz fanha, e era, em parte, careca, e também lhe faltava alguns dentes. Apelidado de Professor, Gaivota, Professor Gaivota, Mangusto, Professor Mangusto, Garoto de Bellevue. Costumava vestir roupas usadas, que ganhava, de vez em quando, dos amigos.

Gould se formou em medicina em Harvard, depois se interessou por eugenia, e fez cursos relativos à esta área, e por fim, foi medir a cabeça dos índios na Dakota do Norte.
Após a falência de sua família, foi morar em Nova York, onde se tornou um boêmio, que dormia em albergues, portar de igrejas, ou aonde conseguisse. E foi assim que começou a se dedicar pela literatura, e dizia que estava escrevendo o que chama de “Historia Oral”.

A “Historia Oral” era composto de conversas que Gould escutava pela cidade. Ele dizia que a obra já era maior que a Bíblia, mas ninguém jamais havia visto ela completa. Tudo ele escrevia, reescrevia, acrescentava, era sempre para o mesmo capítulo: os da morte do seu país. Carregava sempre um portifolio e escrevi aonde lhe convinha.




** Joe Gould morreu em 18 de Agosto de 1957, com 67 anos, no Hospital Psiquiátrico Pilgrim State de Brentwood, Nova York. Mas pouco antes disso Mitchell descobriu a falsa existência da então chamada “Historia Oral”.



Julia Cicala


Um comentário:

  1. Comentário de Letícia Maciel: Na obra, Joe Gould usa de linguagem jornalística, criativa, bem elaborada e excêntrica, o que enriquece a literatura sendo indicada para profissionais do jornalismo.

    ResponderExcluir