terça-feira, 14 de maio de 2013

A Flip 2013 já tem data e autor homenageado

Novamente com curadoria do jornalista Miguel Conde, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty será realizada entre os dias 3 e 7 de julho de 2013 e celebrará a obra de Graciliano Ramos.
Novamente com curadoria do jornalista Miguel Conde, a Flip de 2013 será realizada entre os dias 3 e 7 de julho e celebrará a obra de Graciliano Ramos.
No próximo dia 27 de outubro se completam 120 anos do nascimento do autor, natural de Quebrângulo, Alagoas. Escritor, jornalista e político, Graciliano Ramos teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram e, não raro, as convicções e atividades políticas inspiraram suas obras de forte conteúdo social.
Memórias do Cárcere revela sua amarga experiência no período em que esteve preso durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, acusado de subversão. Vidas Secas, um de seus mais celebrados trabalhos, retrata, por meio de um relato indignado, as agruras dos retirantes nordestinos castigados e humilhados pela seca.
Os escritores homenageados nas edições anteriores da Flip foram Vinicius de Moraes (2003), Guimarães Rosa (2004), Clarice Lispector (2005), Jorge Amado (2006), Nelson Rodrigues (2007), Machado de Assis (2008), Manuel Bandeira (2009), Gilberto Freyre (2010), Oswald de Andrade (2011) e Carlos Drummond de Andrade (2012).








Marcela Oliveira

3 comentários:

  1. É muito bom ver que um autor como Graciliano Ramos será homenageado em uma grande feira de livros, a FLIP. Grandes autores, que tivemos e temos, devem ter esse reconhecimento sempre que possível.

    ResponderExcluir
  2. Esse ano de 2013 está sendo de grande importância em relação a homenagens para com o Autor Graciliano, com toda sua forma única de descrever a região sofrida do sertão, torna-se um grande chamativo para essa nova geração.

    ResponderExcluir
  3. Comentário de Letícia Maciel: Uma das principais obras marcantes de Graciliano Ramos é 'Vidas Secas" que relata o drama dos brasileiros em meio a crise do café de 1930. Graciliano escreve toda a miséria, falta de recursos presente no nordeste brasileiro, com a linguagem rica e temática do movimento Naturalista.

    ResponderExcluir