quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Crônica




Pneu furado


O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.

Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo

"Pode deixar". Ele trocaria o pneu.



- Você tem macaco? - perguntou o homem.


- Não - respondeu a moça.


- Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?


- Não - disse a moça.


- Vamos usar o meu - disse o homem.


E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.


Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.


Dali a pouco chegou o dono do carro.


- Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.


- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.


- Coisa estranha.


- É uma compulsão. Sei lá.
 



 
(Luís Fernando Veríssimo. Livro:
 Pai não entende nada. L&PM, 1991).

Crônica escolhida por Amanda Cruz

2 comentários:

  1. Este é um clássico modelo de crônica, bastante irônica e engraçada, satirizando de certa forma o instinto masculino, é realmente muito divertida.

    ResponderExcluir
  2. O humor é uma característica fortíssima nessa crônica, e que surpreende no final, é muito engraçada, vale a pena ler !!

    ResponderExcluir