quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Crônica





Crônica – Características


A crônica é uma forma textual no estilo de narração. Ela é inspirada nos acontecimentos do cotidiano, muitas vezes fatos pouco relevantes. Por isso, ela costuma ser descontraída e muito agradável de se ler. A crônica pode ter um tom humorístico ou irônico, é da escolha do autor.

Ela é escrita na 1ª ou 3 pessoa. O texto costuma ser curto, simples e informal. Por esses motivos seu público é bastante amplo. É publicada em jornais e atualmente na internet por meio de blogs.

Não há melhor maneira de se aprender a escrever a não ser praticando. Portanto, além de ler crônicas, tentar escrever alguma também é bem interessante. Seguem algumas características:

o   Narração curta; 
o   Descreve fatos da vida cotidiana;
o   Segue um tempo cronológico determinado; 
o   Linguagem simples. 
o   Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico; 
o   Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;
o    Possui personagens comuns; 

Principais cronistas: Rubem Braga, Fernando Sabino, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Arnaldo Jabor, Luis Fernando Veríssimo, entre muitos outros.



Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...  Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!


Postagem feita por Amanda Cruz.

2 comentários:

  1. A crônica sempre é relacionado com o dia a dia do povo, busca sempre deixar um texto com uma forma simples e ajustada para todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. A crônica é um texto que leva a todos se identificarem com a própria realidade, atrai a massa, é bastante irônica e muito divertida!

    ResponderExcluir