quarta-feira, 17 de abril de 2013

O RAPTO DO JORNALISMO




Pedro Lozano Bartolozzi, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, acaba de lançar um livro instigante, O Rapto do Jornalismo. O texto é uma reflexão sobre nossa profissão, seus dilemas e seu fascínio.
 O jornalismo foi raptado pela perda de qualidade do conteúdo, pelo perigoso abandono de sua vocação pública e por sua equivocada transformação em produto mais próprio para consumo privado. Bartolozzi defende a necessidade de essa tendência ser revertida. É preciso recuperar o entusiasmo do "velho ofício".
 É urgente investir fortemente na formação e qualificação dos profissionais. Sem jornalismo público, independente e qualificado o futuro da democracia é incerto e preocupante.


A sobrevivência dos meios tradicionais demanda foco absoluto na qualidade de seu conteúdo. A internet é um fenômeno de desintermediação. E que futuro aguarda os meios de comunicação, assim como os partidos políticos e os sindicatos, num mundo desintermediado? Só nos resta uma saída: produzir informação de alta qualidade técnica e ética. Ou fazemos jornalismo de verdade, fiel à verdade dos fatos, realmente fiscalizador dos poderes públicos e com excelência na prestação de serviço, ou seremos descartados por um consumidor cada vez mais fascinado pelo aparente autocontrole da informação na plataforma virtual.

No Brasil, para além da permanência dos diários tradicionais, explodiu o fenômeno dos populares de qualidade. O novo segmento não tem apenas incorporado novos leitores. Ele, de fato, representa uma esplêndida plataforma educativa. É fascinante ler alguns depoimentos dos novos leitores. São pessoas simples, frequentemente marginalizadas do debate público, que encontraram nos populares de qualidade uma carícia na sua autoestima. Sentem-se cidadãos. A nova classe emergente é uma grande oportunidade.
Fonte: Estadão.com.br
Texto: Erik Ferrazzi


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Letícia Maciel: A obra de Pedro Lozano Bartolozzi revive verdadeiras funções do jornalismo. Temos como exemplo, profissionais do jornalismo carentes de técnica, infomação, cultura e bom senso. O livro de Bartolozzi pode e deve ser usado como referência para àqueles que pretendem ter o jornalismo não apenas como profissão, mas também como canal de informação aos que precisam.

    ResponderExcluir
  3. A obra de Pedro Lozano Bartolozzi demonstra o grande problema que a profissão do jornalista enfrenta nos dias de hoje. É de grande importância que os problemas levantados por ele sejam revisados e mudados.

    ResponderExcluir