terça-feira, 9 de abril de 2013

Funcionalismo




Dentre uma gama enorme de teóricos da comunicação, podemos destacar um que com toda a certeza teve grande influência para os futuros estudos que foram desenvolvidos. Harold Dwight Lasswell começou sua teoria criando alguns paradigmas básicos - Quem? Diz o quê? Por qual canal? Com que efeito? Para quem? - e com eles conseguiu demonstrar o poder que os meios de comunicação exercem sobre a massa.
A sociedade de massa surgiu como consequência da industrialização, revolução dos transportes e do comércio e da difusão de valores abstratos de igualdade e liberdade. Sendo assim o individuo passa a se sentir caso único dentro da sociedade. Esse isolamento criado aumenta a facilidade com que os meios de comunicação, podem conduzir ele da maneira que quiser.
Dentre os pontos que a Teoria criada por LASSWELL aponta, o de maior importância é o Estimulo. Esse fator é o que relaciona o organismo e o ambiente, sendo qualquer coisa que toca o individuo como, por exemplo: objetos e condições exteriores. Gerando assim uma resposta. Essa resposta é o que a mídia de massa utiliza para se refazer e atender cada vez mais os indivíduos que a compõe.
Enfim, o modelo criado por ele pode ser entendido com alguns pontos:

  • A mídia afeta o publico pelos conteúdos que dissemina;

  • Os efeitos produzidos equivalem a reações manifestadas pelo público;

  • Essas reações compreendem: atenção, compreensão, fruição, avaliação e ação;

  • As relações do público dependem de identificações projetivas, anseios, expectativas latentes ou não;

  • Há clara influência do contexto (social, cultural e ideológico) e de predisposição especiais nas reações manifestadas pelo público;

  • Os conteúdos disseminados pela mídia estão inseridos no contexto;

  • Os conteúdos disseminados constituem um dos fatores que provocam reações por parte do público;

As minhas considerações finais são as seguintes: Com o surgimento da sociedade de massa, foi necessária a criação de veículos que as atendessem. Entretanto podemos ver claramente que esses meios foram utilizados para individualizar, cada vez mais, as pessoas e torna-las alvos fáceis para a manipulação. Essa manipulação ocorre através de estímulos (propagandas, por exemplo) que geram uma resposta (consumo). Sendo assim o individuo fica a mercê do que lhe é apresentado e acomodado a essa situação não procura outras alternativas.

|Guilherme Bomfim

Bibliografia:
http://migre.me/e3eOT

5 comentários:

  1. A Teoria Funcionalista aborda globalmente os meios de comunicação de massa no seu conjunto. "A questão de fundo já não são os efeitos, mas as funções exercidas pela comunicação de massa na sociedade", o que a distancia das teorias precedentes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Comentário de Letícia Maciel: A Teoria Funcionalista trouxe juntamente com seus paradigmas a manipulação da massa, assim criando a disseminação da informação e os efeitos causados na sociedade recém-industrializada, que passa ser o receptor de questões sociais e culturais.

    ResponderExcluir
  4. O Funcionalismo, aborda a realidade mais recente, que podemos perceber, a massificação. A comunicação de Massa, a manipulação, a globalização de ideias, que não sao exclusivas, pessoias, sao manipulados para um todo, para que um determinado publico, pensa como querem que você pense.

    ResponderExcluir
  5. O funcionalismo define a sociedade como totalidade formada pela conjugação de sistemas particulares (político, económico, familiar, etc.). Esta perspetiva aceita uma ideia de equilíbrio interno pelo qual o sistema social tenderia a se concretizar tal como existe, sem que existissem conflitos.

    Marcela Oliveira

    ResponderExcluir