quarta-feira, 17 de abril de 2013

EU SOU A VISÃO DE CADA UM - ESTAMIRA





O projeto Estamira surgiu em 1994 quando o cineasta e fotografo Marcos Pardo, decidiu conhecer o local onde são depositados os lixos produzidos em nossa casa. E foi no lixão de Jardim Gramacho que Prado resolveu falar sobre os catadores de lixo, aonde chegou até cogitar fazer uma sessão de fotos com estas pessoas. Após seis anos de estudo Prado conheceu Estamira, uma senhora de 63 anos, portadoras de distúrbios mentais, possui três filho e há vinte anos trabalha no lixão. Estamira no início virou o principal personagem do livro de Prado, chegando até virar documentário totalmente dedicado a ela.

 Em uma cidade criada por Estamira, os delírios são conselheiros. As relações não são mediadas por dinheiro como em nossa sociedade, mas sim pelos restos tirados de morros, onde são retirados seus alimentos. Alimentos estes que são depositados por caminhões da Prefeitura.

 A filmagem é realizada em preto e branco, mas possui cenas em colorido quando tem a intenção de mostrar uma nova realidade fora do lixão. Estamira é uma senhora que sofreu de maus tratos e de estrupo. Após isso ela foi levada para uma clínica para ser internada pelo seu próprio filho, filho este que não aceita sua mãe e a condena como louca.

  Estamira não aceita muitas coisas no mundo em que vivemos e a principal dela é a falsa verdade. Segundo a própria ela veio para revelar todas as verdades, mesmo que isso custe à solidão.

 Muitos após assistirem o documentário a tiram como louca pelos seus surtos repentinos, porem podemos dizer que ela não sofre de distúrbios, muito pelo contrário, ela provavelmente seja mais “normal” que nós. Estamira estava livre do pensamento capitalista e ambicioso que estamos acostumados.

 Podemos Fazer algumas brincadeiras com o nome Estamira, como: EstaMar (hora está que a senhora encontra-se no mar) EstaIra ( pelos seus surtos repentinos).   

Fonte:https://anhembi.blackboard.com/bbcswebdav/pid-618292-dt-content-rid-4844015_1/courses/201310.03968/Estamira%20tes%20doutorado%20vip.pdf
Texto: Erik Ferrazzi


5 comentários:

  1. Comentário de Letícia Maciel: Em algumas passagens do documentário Estamira pode-se indentificar que apesar de suas pertubações mentais, Estamira tem uma visão crítica da sociedade e de seus conceitos. Estamira ganhou prêmios pelo mundo todo como melhor documentário crítico-social.

    ResponderExcluir
  2. Estamira, apesar de sua mente perturbada, onde pode-se perceber a loucura, e falta de clareza, ela exprime uma visão critica do mundo, que foram criadas pela dificil vida que viveu, perdendo ate mesmo a fé, o que seria uma das poucas coisas que poderia se apegar. Ela acreditava que tinha que se predispor a fazer algo para que realmente aquilo acontecesse.

    ResponderExcluir
  3. Estamira passou por muita coisa em sua vida, coisas a que muitos não sobreviveriam, e se for pensar por esse lado, dá para entender o porque de sua mente tão decepcionada com o mundo e com a visão tão diferenciada. A sua falta de fé, falta de crença em Deus, dá-se a entender que é por causa das muitas dificuldades em que passou na vida. Ela se sente só, ela pensa que está sozinha no mundo e vê a felicidade em lugares onde ninguém mais vê.

    Marcela Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Tendo como louca perante a sociedade atual, Estamira está longe de ser assim. A partir da loucura (ou lucidez) ela consegue ver através do obvio e do que é imposto a nós. Sua força de vontade em remodelar a visão dos outros deve ser considerada também.

    ResponderExcluir
  5. O grande foco de Estamira é que não devemos nos compactuar com tudo que é imposto para nós,temos o direito de nós libertar para ver a grande verdade que é manipulação de um determinado grupo, fazendo com que a voz de Estamira, assim como às demais pessoas sejam ofuscadas e repreendidas.

    ResponderExcluir