sábado, 30 de março de 2013

SEMIÓTICA NO PONTO DE VISTA DE UM ALUNO




Quando estava no ônibus me deparei com as pessoas e suas formas, sentidos e comportamentos. O jeito de olhar para o lado de fora da janela, um abrir e fechar de olhos com sono ou não, a comunicação feita entre amigos.
Tudo isso segundo o livro “O que é semiótica” de Lúcia Santaella, são chamados signos ou uma compressão e tradução de nossas ações, pensamentos e comportamentos. Temos várias especificações e formas para estudar a semiótica, partindo de um primeiro momento aos estudos e teses feitas por Charles Sanders Peirce, aonde no momento em que foi elaborada não te obteve seu valor, mais no futuro presente é muito utilizado por nós, não temos como mencionar a semiótica sem a lógica das coisas que transitam em nossos meios.
Peirce era um cientista, matemático e filósofo, com tudo isso foi desenvolvendo seu legado dentro da semiótica, mesmo sendo uma ciência, a semiótica não é de fato a prepotente para nós, mais é que nos deixa mais aptos para uma compressão lógica de todos.

4 comentários:

  1. Lúcia Santaella descreve Pierce como "Leonardo das ciências modernas" por suas várias contribuíções no universo científico. Pierce definiu o sentido de ideia como consequência prática da vida humana.

    ResponderExcluir
  2. Lucia Santaella tenta explicar de uma maneira mais popular aquilo que Pierce ja havia explicado antes. Mas na minha opinião confuso uma vez, confuso as duas né. A semiotica não é o problema mas sim, os diferentes jeito com que ela foi estudada, e explora. Agora fazer uma adaptação disso e trazer para uma realidade um tanto mais presente, facilita a compreenção.

    ResponderExcluir
  3. Através de uma visão de Pierce, Lucia Santaella mostra a semiótica por um lado mais profundo, expondo logo no primeiro capitulo a teoria dos signos.A seguir, há um percurso metodológico dividido em três partes - a primeira parte é elementar porque as análises não atingem níveis de complexidade muito grandes, a segunda parte é intermediária e a terceira é avançada, pois leva a aplicação dos conceitos a níveis de maior sofisticação.

    Marcela Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Pierce poderia ir para vários ramos, entre eles à matemática, em relação à lógica, mas descobriu seu grande amor, semiótica.

    ResponderExcluir