sábado, 23 de março de 2013

Comunicação e Semiótica.






A Semiótica, por suas várias perspectivas, pretende levar o indivíduo a inserir-se no mundo da leitura como prazer pelos efeitos extraordinários que os conhecimentos advindos dela podem proporcionar.

Os estudos semióticos vêm trazendo cada vez mais contribuições teóricas e praticas para a exploração dos significados presentes nos mais diversos códigos à disposição, um universo cada vez mais em rotação.

A comunicação não é nada além do que o resultados dos estudos semióticos, é o resultado da busca de respostas, por entender determinados signos.
A leitura do mundo, pelo caminho  da Semiótica, conduzirá à decifrar textos verbais e não verbais, atingindo a comunicação e diversas áreas afins, pois a abrangência da diversidade de domínios nos possibilitará fazer uma viagem pelos sentidos em diferentes graus na metodologia de analise de discursos e textos, além de trabalhar o lúdico, envolvendo os leitores e seus possíveis olhares.

A comunicação não é apenas a palavra dita mais também a escrita, as figuras/desenhos, ou símbolos que analisados nos dê o significado de algo (como a letra).

Julia Cicala









2 comentários:

  1. A semiótica é imprescindível para a comunicação, pois para se comunicar é necessário que exista a interpretação da mensagem pelo receptor. Para exemplificar, a semiótica está presente na interpretação dos quadros acima, o que ajuda na identificação do perído de execução de cada uma delas: no primeiro quadro, as letras do alfabeto, no segundo e terceiro quadros, pinturas rupestres do período paleolítico.

    ResponderExcluir
  2. A comunicação só ocorre quando à compreensão do signo pelo receptor. Para isso existe a semiótica. Para estudar o signo e explicar ele aos outros. Então um depende do outro para existir. Sem a comunicação não há criação de signo e sem signo não hhá semiótica.

    ResponderExcluir