quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Festa literária agita UPPs no Rio

A partir desta quarta-feira até domingo, escritores que frequentam a Bienal do Livro e a Feira Literária Internacional de Paraty, sobem ao morro para a primeira edição da Festa Literária Internacional das Unidades de Polícia Pacificadora (Flupp), que vai receber também autores estrangeiros.

O Morro dos Prazeres, região central do Rio, pacificado há um ano e nove meses, foi escolhido em uma lista de 28 favelas que se livraram do comando de traficantes, por ser no centro da cidade, fugindo do clichê de ser na zona sul, e sem radicalizar muito.

O escritor Julio Ludemir, um dos organizadores, buscou patrocínios de gigantes como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras, Vale e Itaú, e apoio de organismos internacionais, mas não teve sucesso em relação às editoras nacionais, que segundo Ludemir, não veem que a nova classe C, está gerando novos leitores.

Como em todas as iniciativas voltadas à leitura, o foco do evento está nos jovens, na premissa de que "ler é legal". O homenageado da festa é Lima Barreto, escritor do início do século 20 que retratou o subúrbio, as desigualdades sociais e a discriminação racial.

A curadoria, do jornalista Toni Marques, buscou variar a programação. Além das falas dos escritores (19 brasileiros e 17 estrangeiros), haverá apresentações musicais, exposição sobre Lima Barreto, um painel a ser finalizado por dezenas de grafiteiros e intervenções teatrais, além de um braço infantojuvenil.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário