sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Literatura e Sociedade


   “As relações entre literatura e sociedade se manifestam tanto pela temática quanto pela linguagem explorada por um texto, seja ele, lírica ou narrativa. Argumenta que o teor social de um texto pode se dar somente pela linguagem, o que de certa forma desloca uma visão inicial sobre o fato de que o social se manifesta somente pelo assunto de que se fala. A linguagem, portanto, também tem uma função social, porque é social. Embora as considerações de Adorno refiram-se à poesia, suas colocações também podem ser estendidas a narrativas, uma vez que, como elaboração literária, exploram o social por meio da linguagem.”

CAIO FERNANDO ABREU


Não há forma melhor de abordar este assunto, senão com o livro de Antonio Candido.

Literatura e Sociedade - Antonio Candido (link)

3 comentários:

  1. Literatura é um fazer social e todos que escrevem e a fazem. É uma reflexão sociológica politica, filosófica, religiosa, psicológica, em que autor/pessoa/sociedade esta pensando durante as mudanças ate conflitos internos.
    Um gênero é determinado pela sua função social, seus usos e formas de circulação. Quem legitima um texto enquanto literatura é o conjunto da sociedade, ou parte dela. Muito do que se faz só será compreendida por quem esta vivenciando o movimento.
    As artes e a sociedade mantem um vinculo estreito, a literatura observa e expressa às condições do contexto em que é produzida e varia conforme eventuais mudanças.

    Julia Cicala

    ResponderExcluir
  2. Através de um conjunto social podemos formar a literatura, que acaba influenciando também ao meio, suas características são distintas, porém se complementam de alguma forma.
    Tudo o que vivemos, o que sabemos, se baseia na literatura, assim como a literatura se baseia na sociedade em si. Seus escritores falam sobre aquilo que lhes acontece no dia-a-dia, o que veem, o que ouvem, o que sentem.
    Temos que ter sempre consciência que a arte literária se estabelece com a realidade social.

    ResponderExcluir

  3. A Literatura é a expressão da sociedade, através da arte escrita, de maneira crítica e por vezes até romântica, o escritor capta a realidade, mistura com seus sentimentos e escreve. Um dos seus pontos é refletir a sociedade real e até um pouco idealizada.


    Muitas vezes seu intuito é revolucionar conceitos, valores e opiniões, assim como na obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas, que mostra a realidade do sertão nordestino que mesmo as pessoas sendo ignorantes no sentido intelectual, elas têm o seu valor.


    Ela traz consigo a história de diversas épocas, de modo que se fossem perdidos os livros de história ainda haveria os literários para que lembrássemos todas as nossas origens.


    “A literatura é como o sorriso da sociedade. Quando a sociedade ela está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação. Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata.” [Afrânio Peixoto, Panorama da Literatura Brasileira]

    Por AMANDA CRUZ E TAYNA PANTAROTTO

    ResponderExcluir